Para você que está pensando em se tornar um corretor de seguros, criar um modelo de negócios para a sua corretora poderá contribuir muito no seu crescimento no mercado de seguros. Um método muito recomendado por administradores é o Canvas.
O Que é o Modelo de Negócios Canvas?
É um plano que ajuda você a formular estratégias sobre como sua empresa vai ganhar dinheiro. Ao identificar seu mercado, custos potenciais e como você vai entregar seu produto ou serviço, você pode explicar como a receita flui para o seu negócio como resultado de uma boa proposta de valor.
Ótima explicação, concorda? É mais compreensível, na prática, vai por mim.
Qual é o Propósito de Um Modelo de Negócios?
Ter um modelo de negócios fornece uma imagem clara do seu framework de negócios em um documento conciso. Você também pode ver as peças móveis que agregam valor ao seu negócio, para poder tomar decisões sobre como aproveitá-las e melhorá-las.
Por Que Um Modelo de Negócios é Importante?
Ao criar seu próprio modelo de negócios, você pode entender rapidamente a composição do seu negócio porque ele é visual, em vez de pedaços de texto em páginas que podem deixar seus stakeholders (clientes/parceiros/colaboradores/etc) perdidos na tradução.
Ele também evolui à medida que o seu negócio cresce, os segmentos de clientes mudam e os processos inovam. Tal ferramenta de gestão ajuda os tomadores de decisão a criar julgamentos de negócios sensatos.
Qual é a Diferença Entre um Plano de Negócios e um Modelo de Negócios?
Um modelo de negócios funciona como um framework ou base para o seu negócio, enquanto um plano de negócios fornece uma visão de sua estrutura. Normalmente, um modelo de negócios é feito em um documento com uma única página.
Embora possam parecer diferentes, eles são inter-relacionados, pois o plano de negócios fornecem as estratégias para alcançar com sucesso o modelo de negócios.
💡DICA: A idealização deste artigo é te ajudar a tirar o seu projeto do papel começando pelo Canvas, que é muito mais fácil de ser criado do que um Plano de Negócios que, embora também deve ser criado, ele tomará muito mais o seu tempo e energia.
Ah, não confunda o Business Model Canvas ou simplesmente Canvas, uma ferramenta de modelo de negócios criada por Alex Osterwalder, com o Canva que é uma plataforma de design gráfico criada pela Melanie Perkins.
Como Criar o Business Model Canvas
Apesar de serem coisas diferentes vamos utilizar um para criar o outro, isso mesmo, vamos usar o Canva para criar o Canvas (modelo de negócios).
- Abra o Canva
- Escolha um modelo de tela de modelo de negócios
- Crie uma tela de modelo de negócios
- Personalize a tela do seu modelo de negócios
- Baixe e compartilhe
1 – Abra o Canva
Abra o Canva e procure por “Business Model Canvas” para iniciar seu projeto de design.
2 – Escolha Um Modelo de Tela de Modelo de Negócios
Escolha um modelo de nossa coleção de exemplos de Canvas de modelo de negócios. Você pode encontrar facilmente o que precisa ao filtrar por cor, estilo ou tema. Cada modelo é personalizável, então você sempre pode personalizá-lo. Ou você também pode começar do zero.
3 – Crie Uma Tela de Modelo de Negócios
Preencha cada componente do modelo de tela do modelo de negócios com informações sobre seus clientes, parceiros, principais atividades, propostas de valor, custos e fluxos de receita. Adicione facilmente novas caixas de texto ou notas adesivas para construir e alinhar seu conceito de negócios com sua equipe.
4 – Personalize a Tela do Seu Modelo de Negócios
Mantenha sua tela visualmente atraente para ativar e energizar os sentidos de negócios de todos. Brinque com estilos de fonte, cores e formas para tornar sua tela de modelo de negócios única e criativa. Adicione suas imagens, vídeos, adesivos, ícones e vetores favoritos de nossa biblioteca de mídia para completar seu modelo de negócios com dicas visuais.
5 – Baixe e Compartilhe
Finalize sua tela de modelo de negócios on-line e baixe-a facilmente como JPG, PNG, GIF ou PDF de alta resolução. Compartilhe-o digitalmente por e-mail ou contas sociais, ou publique-o como um pôster para o seu escritório usando o Canva Print.
Você também pode incorporá-lo ao seu site, apresentação de negócios ou documentos visuais no Canva.
Como Preencher Os Blocos do Canvas?
As ideias representadas nos nove blocos formam a conceituação do seu negócio, ou seja, como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado de seguros.
Componentes do Canvas
O Business Model Canvas (Modelo de Negócios Canvas) nada mais é do que um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos.
- Parceiros-chave
- Atividade-chave
- Recursos-chave
- Proposta de valor
- Relacionamento com o cliente
- Os canais
- Segmento de mercado
- Estrutura de custos
- Fontes de renda
1 – Parceiros-chave
São as atividades-chave terceirizadas e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Exemplo: Uma imobiliária parceira que vende seguro fiança/incêndio para você que pretende se posicionar como um corretor especialista em Fiança.
2 – Atividades chave
Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor.
Exemplo: Prospecção de imobiliárias, corretores de imóveis e proprietários de imóveis para viabilizar a negociação das soluções locatícias.
3 – Recursos-chave
São os recursos necessários para realizar as atividades-chave.
Exemplo: Cadastro com as seguradoras e treinamento focado nos produtos que o corretor/equipe vai se especializar.
4 – Proposta de valor
O que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.
Exemplo: Produtos que irá trabalhar e o diferencial para o cliente ou parceiro da corretora. Como um bônus, atendimento especializado, condição de pagamento, e etc.
5 – Relacionamento com o cliente
Como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.
Exemplo: Como e em que momento você fará o contato com o seu público-alvo. Anote como será a sua abordagem em diferentes situações.
6 – Os canais
Como o cliente compra e recebe seu produto e serviço.
Exemplo: Pontos de contato para o cliente ou potencial cliente interagir e se comunicar com a sua corretora de seguros.
7 – Segmento de mercado
Quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa.
Exemplo: Defina quem será o seu público-alvo e para melhor comunicação crei uma persona, seja ela um indivíduo ou uma organização.
8 – Estrutura de custos
São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
Exemplo: O que você precisa para poder vender, prospectar e se relacionar com os seus clientes. Pense em você e na sua equipe, quais são as ferramentas necessárias.
9 – Fontes de renda
São as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Exemplo: Defina os principais produtos que irá trabalhar e como ele trará mais receita para a sua corretora de seguros conforme o que você se propõe a fazer como um corretor especialista.
Se você achou um pouco chato criar o seu modelo de negócios através do Canva, o aplicativo de design, tenho outra alternativa para você.
Conheça o Sebrae Canvas, um serviço gratuito criado pelo Sebrae, bem interativo e fácil de utilizar. Você poderá criar, personalizar, editar sempre que quiser e ainda compartilhar com alguém para poder te ajudar na criação.
Top né? Você ainda escolhe se quer fazer tudo pela web no computador ou no celular.
Espero poder te ajudar com estas informações e que você de fato crie um modelo de negócios que vai te servir de apoio em toda a sua jornada como corretor de seguros.