O Growth Marketing é basicamente uma estratégia de Marketing de Crescimento que não só ajuda a conquistar mais clientes, mas também a fazer com que eles sejam fidelizados, gastando mais e melhorando o nosso ticket médio.
Sabe o que é mais legal? O Growth Marketing nos desafia a testar novas ideias e a focar nos resultados de verdade.
Então, se você tá aí pensando em como dar aquele gás na sua corretora, esse conteúdo é para você. Vou te mostrar como funciona o Growth Marketing e como ele pode te ajudar a crescer rápido e de forma sustentável.
Bora lá?
O que é Growth Marketing?
O significado parece ser sugestivo na sua tradução, “Marketing de Crescimento”, mas para você compreender melhor é interessante saber da sua origem, o Growth Hacking.
Growth Hacking é o termo usado para atividade desempenhada por um Growth Hacker, a pessoa cujo verdadeiro objetivo numa empresa é o crescimento. Tudo o que fazem é examinado pelo seu impacto potencial no crescimento escalável.
Trata-se de um título criado por Sean Ellis em 2010 ao escrever um artigo para a Startup Marketing mencionando a importância de um profissional dedicado a encontrar formas escaláveis, repetíveis e sustentáveis para fazer um negócio crescer, especialmente numa startup.
Dito isso, enquanto o growth hacking é uma estratégia de crescimento acelerado que se concentra em testar e implementar táticas experimentais para alcançar resultados de crescimento rápido, o Growth Marketing é uma abordagem mais ampla que combina os princípios do marketing tradicional.
Como assim?
O objetivo do Growth Marketing é criar um processo escalável e sustentável de crescimento ao longo do tempo, alavancando uma variedade de táticas de marketing e vendas.
Qual a diferença de Marketing Digital e Growth Marketing?
O Marketing Digital é a prática de usar canais digitais para promover produtos, serviços ou marcas, como mídias sociais, e-mail marketing, anúncios pagos e SEO.
O objetivo do Marketing Digital é aumentar as vendas, óbvio.
A grande questão é que você pode aplicar os conceitos de Growth Marketing dentro dos canais digitais e também fora dele.
Talvez quem já faça marketing digital na sua corretora de seguros já esteja de alguma maneira utilizando um processo de Growth Marketing, especialmente se você analisa os dados para otimizar as suas campanhas de Marketing Digital ou para tomar uma decisão com a equipe de vendas.
Growth Marketing de gigantes da tecnologia
Se você ainda não sabe por onde começar, modelar estratégias que deram certo em grandes empresas como a Amazon, Netflix, Google, entre outras, pode ser muito válido para o produto ou serviço que você vende ao adaptar a estratégia para o seu público.
O incentivo é uma das melhores abordagens utilizadas por muitas empresas como a PayPal e DropBox. A ideia é trocar valor pelo acesso às redes dos usuários.
Existem várias maneiras de fazer isso.
Você pode desbloquear recursos premium do seu produto para referências. Os jogos utilizam bem esse mecanismo. Você também pode oferecer dinheiro real.
O PayPal distribuiu US$ 10 para cada indicação. Os incentivos também podem ser de natureza não monetária.
O Sean Ellis como um grande exemplo, responsável por cunhar o termo Growth Hacker, adotou a metodologia no DropBox oferecendo mais espaço de armazenamento ao indicar um cliente. Por saberem que o uso inicial resultaria em uma compra posterior, incentivam o potencial cliente a experimentar primeiro.
Não é difícil encontrar casos semelhantes, segue abaixo uma lista de empresas que você mesmo pode ter se cadastrado através de um convite que por sua vez teve algum incentivo.
São elas:
- Méliuz
- Pixpay
- Uber
- Airbnb
- Ifood
E de seguro, tá lembrado de alguma empresa?
Creio que o mais importante aqui é você saber como aplicar uma estratégia de Growth Marketing na sua corretora, não é mesmo? Então, borá lá!
Como aplicar a metodologia de Growth Marketing em uma Corretora de Seguros?
Do ponto de vista de modelo de negócio, o que me encanta no mercado de seguros é o potencial de escalabilidade e a recorrência.
Creio que com você não é diferente, não é mesmo?
E isso me fez buscar uma estratégia que está totalmente alinhada com a abordagem de Growth Marketing e a atuação de uma corretora de seguros.
Todo corretor de seguros, como qualquer outro empresário, quer que o seu negócio cresça. E naturalmente, todos querem que este crescimento seja o mais saudável possível.
Sendo assim, descobri ao pesquisar e estudar com a Hubspot, que o mais indicado não seria um funil de vendas para o corretor de seguros e sim o Flywheel.
Veja como o core de tudo isso é Growth (Crescimento) e tudo que está em volta. Diferente da representação de um funil não existe uma vasão para o esforço realizado.
O funil de vendas agora é flywheel de vendas!
Um dia explico melhor sobre o flywheel aqui, mas basicamente ele favorece o crescimento dos negócios e encanta os clientes.
Traga tudo que você sabe e está aprendendo sobre Marketing Digital e Growth Marketing para este modelo.
Veja que quando estamos falando de Growth não se trata apenas das suas ações de tráfego orgânico com a criação de conteúdo no Blog, canal do Youtube e Tiktok, ou do seu investimento em tráfego pago com campanhas no Google e na Meta.
Como é o seu relacionamento com os clientes? Se preocupe com a sua carteira buscando estratégias de encantamento.
Quem já colocou dinheiro no seu bolso depositou confiança no seu trabalho, concorda?
Como encantar o cliente de uma corretora de seguros?
O corretor de seguros possui um leque de opções para encantar o seu cliente e não tem como fugir daquilo que é o diferencial de qualquer um deles, o atendimento.
Para isso é importante pensar em algumas ações, como:
- Estreitar o relacionamento
- Fazer Cross seling e Upselling
- Indicação e Parcerias
Existem várias maneiras de executar estas ações usando as ferramentas que você já tem na sua corretora.
Aproveite o seu CRM para realizar a análise de dados e tomada de decisão em sues canais de comunicação, sejam eles os mais utilizados no dia a dia como o WhatsApp, Telefone e o E-mail ou nas suas redes sociais.