Google Meu Negócio: Dicas Para Otimização e Fotos do Seu Perfil

Saiba como utilizar as fotos no seu perfil de empresa do Google através da otimização e dicas de imagens na ficha da sua empresa, no antigamente conhecido como Google Meu Negócio.

Ter uma presença digital robusta é essencial para os empreendedores atualmente. A grande maioria dos consumidores online recorre aos mecanismos de busca para descobrir empresas e realizar suas compras de forma conveniente.

Seja através da Pesquisa Google ou do Google Maps, é nos Perfis de Empresas que esses consumidores encontram as informações de que precisam, podendo acessá-las com apenas um clique.

O que é Google Meu Negócio?

O antigo Google Meu Negócio, agora conhecido como Perfil de Empresa do Google, desempenha um papel fundamental nesse cenário. Ele oferece uma solução ágil e intuitiva para que negócios, produtos, marcas, artistas e organizações possam gerenciar sua presença online em conjunto com o Google.

Para os proprietários de pequenos negócios, apresentar seu diferencial de maneira impactante é crucial para se destacar aos olhos dos potenciais clientes. É exatamente nesse ponto que entra a poderosa influência do Google Meu Negócio.

Ao criar um perfil, é possível compartilhar informações essenciais, como fotos, horários de funcionamento, links para o site e atualizações em tempo real.

Como funciona o Google Meu Negócio

Desde o ano de 2021 o Google atualizou o nome do Google Meu Negócio para o Perfil de empresas do Google em inglês GBP (Google Business Profile).

Para que possamos nos familiarizar vou chamar pelo novo nome, Perfil da Empresa, que por sinal é bem sugestivo.

Eu particularmente gostava mais do nome antigo.

É possível reinvindicar o cadastro atual de uma empresa, ainda não verificada, ou cadastrar um novo local. Em ambas situações será necessário informar um código de verificação que é enviado por correio no prazo em médiade 15 dias úteis.

Após a verificação será possível preencher completamente a sua ficha. Você poderá personalizar seu perfil de empresa adicionando fotos, ofertas, postagens e muito mais!

Antes da troca de nome era possível logar com a sua conta do google no site do Google Meu Negócio, agora basta apenas estar logado e fazer uma busca por sua empresa para atualizar diretamente do buscador.

Exemplo de edição da ficha do Google meu Negócio

O Perfil da empresa no Google é a sua maior chance de aparecer para um cliente em potencial na sua cidade ou região.

O Google apresentará no buscador e no Google Maps a ficha da sua empresa no melhor momento possível, ou seja, quando o cliente de fato estiver interessado em comprar um seguro, consórcio ou plano de saúde.

Busca por "Corretora de seguros em Jundiaí"

Não ter o cadastro da sua corretora de seguros no Google é literalmente deixar dinheiro na mesa.

Ele te entrega clientes e é de GRAÇA!

O que é o Google Local Pack?

O Google Local Pack e o Google Map Pack são agrupamentos de resultados de pesquisa do Google e do Google Maps que exibem uma lista das empresas locais mais relevantes para a busca realizada.

Entenda a importância da do Google Local Pack para a sua estratégia de SEO Local.

Ele aparece no topo SERP (Search Engine Results Page), a página de resultados de pesquisa do Google, e inclui o mapa com a localização das empresas e destaca a avaliação média baseada nas avaliações dos seus clientes.

Para aparecer no Google Local Pack, as empresas precisam ter uma listagem no Perfil de Empresas do Google, antigo Google Meu Negócio, que é uma plataforma gratuita do Google que permite que as empresas criem e gerenciem suas fichaas de empresas direto da busca.

Para que a sua corretora de seguros se destaque nessa seção especial da busca, é recomendado que você possua uma boa reputação online.

Quando digo isso me refiro desde ações no seu Perfil de Empresa do Google como as avaliações positivas dos seus clientes, como também as boas práticas de SEO no seu site.

Como o Google Local Pack funciona

O Google utiliza uma variedade de fatores para determinar quais empresas aparecem no Local Pack, incluindo a relevância da empresa para a consulta de pesquisa, a proximidade da empresa em relação ao local do usuário e a qualidade das avaliações de clientes.

Busca por "Retaurantes em Campinas"
Busca por “Retaurantes em Campinas”

Nem tudo você poderá controlar, o fator proximidade em relação à localização de quem está realizando a busca é um deles.

Quando um usuário faz uma pesquisa que inclui um local específico, o Google através do seu algoritmo de busca local tenta encontrar as top 3 melhores (ou mais) empresas próximas ao local especificado pelo usuário e as inclui no Local Pack, se apropriado.

Quando a busca local é realizada no Google Maps

De forma similiar ao Google Local Pack o Google Map Pack torna mais fácil para os usuários encontrar a empresa específica que estão procurando ou procurar empresas em uma categoria específica (por exemplo, restaurantes, lojas de varejo, etc.).

O Map Pack fornece informações de contato da empresa, endereço, link do site, horário de funcionamento, serviços, preços, fotos, avaliações e comentários de clientes e muito mais.

Ou seja, sua corretora jamais pode ficar de fora!

Números que você deveria saber

Em média, 1 em cada 3 de todas as pesquisas de dispositivos móveis são específicas do local, e o Google é o principal mecanismo de busca que os usuários usam para procurar empresas locais.

Sei que você não tinha dúvida disso, mas óbvio precisaser dito!

Uma pesquisa realizada pela Brightlocal aponta que em 2021 99% dos consumidores entrevistados usaram a Internet para encontrar empresas locais. Outro ponto da pesquisa aponta que 98% dos entrevistados leram as avaliações dos locais apresentados na busca.

Com isso em mente, otimizar para o Google Map Pack é uma das melhores estratégias locais de SEO que as empresas podem usar para direcionar o tráfego local.

Conheça o meu treinamento SEO Local aque apesar de possuir um rico conteúdo aplicável a qualquer negócio, foi desenvolvido especialmente para o corretor de seguros.

Como otimizar o perfil da corretora no Google

Já pensou em posicionar a sua ficha do Google nas primeiras posições e obter mais pedidos de cotação de seguro, planos de saúde e consórcio?

Muitas corretoras estão super bem rankeadas nas primeiras posições da pesquisa do Google e no Google Maps, mas se quer sabem o motivo disso.

É óbvio que existem fatores externos como a “proximidade” que você não pode controlar, porém a maioria dos requisitos levados em conta para o Google posicionar a sua ficha podem estar sobre o seu controle.

Neste artigo vou justamente falar sobre as fotos e imagens utilizadas na sua ficha. Entenda como elas podem contribuir para o desempenho da sua empresa na busca.

Dicas sobre as fotos e perfil da sua empresa

Para ajudar a completar o Perfil da sua empresa e torná-lo mais atraente para os clientes, você pode adicionar fotos ou vídeos da vitrine, dos produtos e dos serviços da sua loja.

Suas fotos só aparecem no Google depois que você verifica o perfil da sua empresa.

Requisitos de foto e vídeo

Depois de escolher as fotos ou vídeos que deseja adicionar ao perfil da sua empresa, certifique-se do seguinte:

  • Fotos e vídeos seguem as políticas de conteúdo 
  • As fotos estão no formato JPG ou PNG.
  • As fotos estão no tamanho correto.
  • Os vídeos seguem as diretrizes. 

Empresas com 10 ou mais locais podem fazer upload de fotos por meio de planilha.

Dica: é uma boa ideia adicionar uma foto externa para que as pessoas possam reconhecer sua empresa quando a visitarem.

Diretrizes para fotos e vídeos

Certifique-se de que suas fotos e vídeos sigam as diretrizes e os requisitos do Google e cumpram a política de conteúdo do Google.

Melhor foto para o seu perfil

Suas fotos ficam melhor no Google se atenderem aos seguintes padrões:

  • Formato: JPG ou PNG.
  • Tamanho: Entre 10 KB e 5 MB.
  • Resolução recomendada: 720 px de altura e 720 px de largura.
  • Resolução mínima: 250 px de altura e 250 px de largura.
  • Qualidade: A foto deve estar focada e bem iluminada, sem alterações significativas ou uso excessivo de filtros. Em outras palavras, a imagem deve representar a realidade.

Melhor vídeo para o seu perfil

Certifique-se de que seus vídeos atendam aos seguintes requisitos:

  • Duração: Até 30 segundos de duração
  • Tamanho do arquivo: Até 75 MB
  • Resolução:  720p ou superior

Tipos de fotos que você pode adicionar

Existem vários tipos de fotos que você pode adicionar ao perfil da sua empresa:

  • Logotipo: ajude seus clientes a reconhecer sua empresa no Google. Para empresas que possuem informações básicas, como número de telefone ou horário de funcionamento, o Perfil da Empresa destaca o logotipo.
  • Foto de capa: defina uma foto de capa na parte superior do seu perfil que melhor represente sua empresa. Em alguns casos, esta ação não garante que a foto da capa apareça como a primeira imagem da sua empresa.
  • Fotos comerciais: adicione fotos diferentes para destacar características da sua empresa para atrair e informar os clientes. Saiba mais sobre fotos empresariais.

Adicionar fotos

Se você gerencia uma empresa que tem um ou mais perfis verificados, pode adicionar fotos diretamente do perfil da sua empresa:

  1. Vá para o perfil da sua empresa. Aprenda como encontrar seu perfil.
  2. Para adicionar fotos:
    • Com a Pesquisa Google, selecione Adicionar foto.
    • Com o Google Maps, selecione Mais e então Adicionar foto.
  3. Escolha e adicione sua foto.

Você pode encontrar as fotos enviadas no perfil da sua empresa.

Adicione uma foto de capa ou logotipo

  1. Vá para o perfil da sua empresa.
  2. Para adicionar uma foto de capa ou logotipo:
    • Com a Pesquisa Google, selecione Adicionar e então logotipo da foto ou Foto da capa.
    • Com o Google Maps, selecione Mais e então Adicionar foto, Logotipo ou Foto da capa.
  3. Escolha e adicione sua foto.

Remover fotos

Se você postar fotos no perfil da sua empresa, poderá removê-las a qualquer momento. Se um cliente postar uma foto que viole as diretrizes de conteúdo ou a lei, você poderá solicitar a remoção.

  1. Vá para o perfil da sua empresa.
  2. Em “Suas empresas no Google”, ao lado da empresa que você deseja avaliar, selecione Visualizar perfil.
  3. No painel direito, na primeira foto, clique em qualquer lugar da área da foto.
    • Dica: não selecione “Adicionar fotos”.
  4. No painel esquerdo, selecione Por proprietário.
  5. Role e selecione a foto que deseja remover.
  6. No canto superior direito, selecione Excluir Lixoe entãoRemover.
    • Dica: o ícone “Excluir” aparece apenas nas fotos que sua empresa adicionou.

Status de upload de fotos e vídeos

Depois que você envia uma foto ou um vídeo, nós o analisamos para garantir que ele atenda às nossas políticas de fotos e vídeos. Aqui estão alguns status que você encontrará ao fazer upload de uma mídia: 

  • Pendente: a mídia está em fase de upload ou processamento ou seu perfil não foi verificado no momento. A mídia pendente não aparece na Pesquisa Google ou no Maps para os clientes.
  • Não aprovado: a mídia foi sinalizada e violou as políticas. Como foi sinalizada, a mídia não aparece na Pesquisa Google ou no Maps.
  • Ao vivo: a mídia aparece na Pesquisa e no Maps para os clientes. 

Foto do logotipo faltando

Se a foto do seu logotipo não aparecer, certifique-se de inserir todas as informações necessárias no perfil da sua empresa. Isso inclui:

  • Nome
  • Localização válida com endereço
  • Categorias
  • Número de telefone
  • Horário de funcionamento

Se a foto da capa selecionada for de baixa qualidade ou se outras fontes sugerirem que não é a melhor foto para representar sua empresa, uma foto enviada pelo usuário poderá ser selecionada.

Dicas para fotos específicas

Sua empresa ficará melhor no Google se você adicionar fotos específicas da categoria. Essas fotos destacam recursos de sua empresa que seus clientes usam ao tomar decisões de compra. 

As fotos que você adiciona também podem ajudar a diferenciar sua empresa no Google.

 DescriçãoNúmero mínimo a adicionarPontas
Fotos externasAs fotos externas ajudam os clientes a reconhecer sua empresa à medida que se aproximam de diferentes direções.Adicione pelo menos três ótimas fotos externas para ajudar os clientes a reconhecer sua empresa.1. Tire uma foto de cada direção em que os clientes possam abordar sua empresa.

2. Experimente enviar fotos que mostrem sua empresa em horários diferentes do dia.
Fotos internasAs fotos do interior ajudam seus clientes a ter uma ideia do ambiente e da decoração do seu negócio.Adicione pelo menos três ótimas fotos do interior para mostrar aos clientes como é sua empresa por dentro.1. Capture fotos que mostrem verdadeiramente como é estar dentro de sua empresa como cliente.

2. Capture a atmosfera do seu negócio em suas fotos. 
Fotos do produtoÓtimas fotos de produtos representativos ou populares proporcionam aos clientes uma melhor compreensão dos tipos de produtos que você oferece.Adicione pelo menos três fotos dos produtos que você vende.1. Mostre os itens mais populares para sua empresa.

2. Tente tirar fotos de seus produtos com iluminação uniforme.
Fotos no trabalhoAs fotos ajudam os clientes a entender rapidamente o tipo de trabalho que você realiza.Adicione pelo menos três fotos que representem os serviços que você oferece.1. Tire fotos de sua equipe prestando diferentes tipos de atendimento aos clientes.

2. Tire fotos dos serviços especializados que você oferece.
Fotos da equipeAs fotos da equipe são importantes para apresentar um lado mais pessoal do seu estabelecimento.Adicione pelo menos três fotos mostrando sua equipe administrativa e seus funcionários.1. Mostre algo um pouco menos formal para humanizar o seu negócio.

2. Mostre você mesmo e qualquer equipe para destacar suas personalidades e dar aos clientes em potencial uma ideia de como você é.
Áreas comunsFotos de suas áreas comuns ajudam a atrair clientes que planejam viagens de negócios ou lazer.Adicione pelo menos uma foto de cada uma de suas áreas comuns.1. Adicione pelo menos uma foto de cada área comum (por exemplo, spa, academia ou sala de café da manhã).

2. Capture a atmosfera da área comum em suas fotos.
Estas informações foram retiradas diretamente na central de ajuda do Google e qualquer um pode ter acesso.

As fichas de Perfil de Empresa não só fornecem informações práticas, mas também se tornam um hub de interação com os clientes.

Além de descobrir detalhes cruciais sobre a empresa, os clientes podem deixar suas avaliações e até mesmo compartilhar fotos que documentam suas experiências com os produtos ou serviços oferecidos.

Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, o Perfil de Empresa do Google se torna a ferramenta indispensável para conquistar a atenção e a confiança do público-alvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima